Cantinho das Sugestões: Jantar Vínico - Vinha Nova Restaurante


Meus queridos, só cá estamos uma vez… por isso vamos aproveitar as maravilhas desta vida: os amigos e a família, comer e beber.
Nesta onda, a minha amiga Ana convidou-me para ir a um jantar Vínico, no restaurante do seu amigo Gilberto, o Vinha Nova, em Vila Nova de Famalicão.
Entre trabalho, curso de inglês, pós-graduação em marketing digital e ginásio tenho a dizer que este jantar no meio da semana foi que nem ginja, que é como quem diz, soube mesmoooooo bem!

Quintas!?! São quintas normais, no final do trabalho, venho a voar para Famalicão, porque tenho aula de inglês, no final da aula vou ao ginásio e quando chego a casa janto. Isto pelas 22h30!
Esta quinta-feira não houve ginásio. No final da aula, lá fomos nós ao primeiro Jantar Vínico, no Vinha Nova.
Quando lá chegamos, já atrasadas para as Boas-Vindas (culpa da aula de inglês), tínhamos um lugar VIP (Very (I)late People) à frente do restaurante. Ninguém quis estacionar ali, porque como é óbvio, todos os convidados sabiam que íamos chegar atrasadas (não sabiam, estou a brincar, mas que deu jeito, deu). Cumprimentamos o Gilberto, proprietário do espaço, que nos recebeu com um rasgado sorriso e me disse "Já ouvi falar muito de ti". Bem, eu sei que foi bem, que a minha Ana é a minha BFF (Beste Friend Forever - as coisas que aprendemos nas aulas de inglês).
Fomos então recebidas com um copo de vinho Quinta do Crasto DOC Rosé 2017 a acompanhar umas amêndoas secas de aperitivo. A cor salmão do vinho combinava com a frescura a cada gole.


Passamos para a sala de jantar, onde estavam quatros filas de mesas com os lugares marcados.
Ficamos na mesa do Gilberto e do enólogo da Quinta do Crasto, Manuel Lobo. Rapidamente socializamos com os vizinhos da frente, a Alexandra e o Pedro, com quem fizemos facilmente amizade.
Conversa para cá conversa para lá, foi a vez do Gil endereçar umas palavras aos convidados de honra e a todos os presentes. Findo o seu discurso, passou a palavra a Pedro Almeida, Diretor Comercial da Quinta do Crasto.

Terminados os discursos, foi servida uma "Amouse-Bouche: O requeijão e o salmão", uma tosta crocante em azeite, servida com uma porção de requeijão (em forma de bolinho de bacalhau) com ovas de salmão e o cebolinho na decoração e a dar algum verde ao prato. Um combinação clássica, requeijão e salmão, mas original no empratamento. A tosta untada em azeite conferiu valor à combinação. Acompanhou com vinho da Quinta do Crasto DOC Branco 2018.



Avançamos para as Entradas, umas "Vieiras, ervilhas e chouriço". Vieiras salteadas com rodelas de chouriço crocante a acompanhar com um creme de ervilhas. Muito inteligente este casamento entre a vieira e o chouriço. Uma garfada com os três elementos, era uma bela sinfonia para o nosso paladar. Para fazer jus ao prato, foi servido uma Quinta do Crasto Superior Branco 2017.



O prato de peixe fascinou-me, especialmente. "O bacalhau na horta...lombinho confitado com legumes", foi servido um lombo de bacalhau cozinhado no ponto, ver as lascas a descolar umas das outras era lindo de se ver. O sabor, 5*. Para complementar, um puré, que posso dizer com todas as palavras, FOI O MELHOR PURÉ QUE PROVEI EM TODA A MINHA VIDA. Que consistência. Que sabor. Que aspeto. Todos vocês têm, pelo menos uma vez na vida, de provar este puré. Pela vossa saúde! Os legumes, não estavam só a enfeitar, estavam perfeitamente comestíveis e bem caramelizados.
Fomos para os tintos neste prato de peixe: Quinta do Crasto Superior Tinto 2016 e Quinta do Castro Syrah 2015.



O prato de carne, foi servido com um belo naco de "Novilho...Tornedó, terrina de batata e pêra no vinho". A carne estava no ponto, uma cor linda por dentro e super suculenta. A batata foi apresentada de forma original, visivelmente apelativa. No sabor faltava ali qualquer coisa. Também, devo confessar que aquele puré colocou a fasquia muito alta. A trouxinha de massa filo com pêra no vinho, estava interessante e saborosa. Mais uma vez, combinações clássicas, mas que resultam sempre!
Acompanhamos este prato com o vinho Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2015 e Quinta do Crasto Touriga Franca 2016.


O momento da sobremesa costuma ser a minha parte favorita. Sou muito doceira.
Foi servido um "Éclair...limão, manga e pistachio". Um ponto muito forte desta sobremesa: o creme. O sabor cítrico do limão explodia a cada garfada.
CHEF, QUERO A RECEITA DESTE CREME, POR FAVOR!!!
Acompanhamos com um cálice de vinho da Quinta do Crasto Vintage 2016. TOP!
Sabem aqueles filmes com fins perfeitos? Este foi um belo final.


Entre pratos, tivemos o gosto de ouvir o enólogo Manuel Lobo, que nos falou dos vinhos que estávamos a degustar, da produção dos mesmos e da Quinta do Crasto. Pela paixão com que falava, deu vontade de conhecer a Quinta. Obrigada pela partilha.


Aproveito para felicitar o Chef João Oliveira pelo belo jantar que nos preparou e pela sua dedicação. De salientar, a precisão em cada prato: olhava para o lado e todos os pratos tinham o mesmo aspeto, o mesmo empratamento.

Parabéns ao Gilberto pela iniciativa, aguardamos o segundo jantar vínico no Vinha Nova.

Obrigada Amiga pelo convite!




Morada:
Rua José Carvalho Sá de Miranda, 44
Vila Nova de Famalicão



Ligar 926 699 305

Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto