Bacalhau à Brás Gourmet em massa filo



Olá, olá...
Este ano levei mesmo à letra a palavra férias. Estava mesmo, mesmo a precisar! Abusei, confesso mas ...o que está feito, está feito.
Prezo muito as boas amizades, e cada vez elas estão mais escassas. Daí que este ano resolvi dedicar as minhas férias à amizade. Ter tempo de qualidade com as minhas amigas e não estar com elas sempre a correr. Serões bons, conversas longas, jantaradas e as aquelas saídas...
Espero que as vossas férias tenham sido maravilhosas (quem ainda está que aproveite bem mas que não meta inveja, sim? E que sorte com este tempo fantástico). As minhas foram ótimas, mas tenho aquela sensação que já foram à imenso tempo. Já diz o velho ditado que o que é bom...acaba depressa! Neste caso, tenho mesmo que concordar ;)

Por isso... Bora arregaçar as mangas que o setembro ainda agora começou e eu só tenho férias para o ano (vidas!)...vá..uns dias em dezembro!

Desde que participei no MasterChef (estreou no passado domingo, não sei de viram), tenho repensado no meu conceito culinário. Tenho, inclusive, apostado em pratos mais gourmet, sempre com a minha identidade, claro! Também a experiência molecular com o Chef Ruitatouill me fez querer fazer mais, melhor e de forma diferente.

Se cozinhar, para mim, é um prazer, reinventar é algo que me deixa completamente eufórica e orgulhosa - quando corre bem ;) Quando corre mal...pelo menos tentei e é com os erros que aprendemos (como em tudo na vida).

Como já vos contei, não sou amante de bacalhau (Sim! Sou portuguesa mas bacalhau é algo que não sou muito amante). Das formas que mais gosto dele é à Brás mas também não gosto de estar sempre a fazer as coisas da mesma forma. Como diria uma amiga, a Fé, eu canso-me rápido por isso tenho que mudar ;)

O resultado do meu Bacalhau à Brás Gourmet em massa filo foi este. Acrescentei alho francês para dar alguma leguminosa ao prato e fiz o bechamel (sempre é mais saboroso e saudável do que o de compra). Só gostava que sentissem o cheirinho que ficou cá em casa...Delícia!

Publicação Revista Rua: https://www.revistarua.pt/bacalhau-a-bras-gourmet-em-massa-filo/




 INGREDIENTES
  • Bacalhau em posta (demolhado)
  • 1 folha de louro
  • Leite qb
  • Farinha Maizena
  • Sal
  • Pimenta
  • Noz moscada
  • 1 dente de alho
  • 1 alho francês 
  • 1 cebola
  • azeite qb
  • 400 gr batata palha 
  • manteiga qb
  • 3 folhas massa filo 




MODO DE FAZER


Cozer o bacalhau no leite e com a folha de louro. Deixar arrefecer o bacalhau e desfiar.
Passar o leite pelo coador e reservar.
Juntar a maizena no leite da cozedura do bacalhau e mexer com uma vara de arames (deixar cozer um pouco) até dissolver completamente a farinha e engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Reservar.
Refogar o dente de alho, o alho francês às rodelas e a cebola em meias luas com um fio de azeite. Juntar o bacalhau, o molho bechamel e as batatas palha. Envolver tudo bem e retificar temperos.
Pincelar a massa com margarina entre as folhas (coloquei 3). Colocar num aro e levar ao forno até ficar dourado. Colocar o bacalhau dentro do aro de massa filo e depois levar a gratinar ao forno.





Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto