REVISTA RUA: Bacalhau com esmagada de grão-de-bico


As típicas batatas cozidas com bacalhau já lá vão. Ainda andamos todos a recuperar das calorias que foram desperdiçadas na altura das festas. Ou serei só eu? É que estas dias eu e a balança tivemos uma desagradável conversa. Daqui a 3 meses espero fazer as pazes com ela. 
Ou ela comigo!

Desta vez trago-vos uma desconstrução de um típico prato português: Batatas cozidas com bacalhau e grão-de-bico. Resolvi, depois de cozer o bacalhau, selá-lo para ficar com um sabor fumado que adorei. Achei que funcionou muito bem. Com o grão-de-bico resolvi fazer uma esmagada que foi depois foi refogada em azeite e bacon.


Mas melhor do que eu estar para aqui a dizer-vos que ficou bom, que funcionou bem…é vocês fazerem e partilharem comigo os resultados. 
Temos acordo? 


Gostaria muito de receber as vossas versões através das minha redes sociais (Facebook e Instagram). Basta procurar por Intimidades na Cozinha e começar a seguir o meu trabalho 😉
















INGREDIENTES

1 posta de bacalhau

1800 gr de grão de bico

50 gr de bacon da Primor

Gengibre qb

Azeite qb

250 gr de feijão verde

2 cebolinhas roxas baby

2 cenouras roxas baby

6 tomates cherrys

1 cebola

1 alho

Sal qb

Azeite qb

Molho de soja qb





MODO DE FAZER

Começar por colocar o feijão verde (já partido em tiras finas) a cozer, as cenouras baby e a posta de bacalhau. Retirar o bacalhau ainda pouco cozido. Reservar o feijão e as cenouras.



Optar por grão-de-bico cozido sem casca, ou então se tiver com casca, passar por água quente que consegue retirar a casca facilmente. Triturar até obter um puré.

Picar uma cebola com um fio de azeite e saltear o bacon. Adicionar o puré de grão, temperar com um pouco de gengibre e deixar ganhar sabor- (Esta parte é opcional. Eu fiz para dar mais sabor ao prato).



Numa frigideira, antiaderente, a minha é da Tescoma, linha Smart Click, selar o bacalhau para lhe dar o sabor a fumado.

Na mesma frigideira, caramelizar as cebolinhas roxas, as cenouras baby e os tomates cherrys com um pouco de molho de soja.



Empratar todos os ingredientes como desejar. Coloquei ainda um fio de cebolinho.

Bom proveito.



Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto