Inicío de novas aventuras com...CANTINHO DAS AROMÁTICAS

 
"Um filho, um livro, um disco, uma árvore,
Dois amigos, dois umbigos unidos num chão de mármore,
Quatro tempos, quatro ventos, dentro de quatro paredes,
Debaixo de um céu de estrelas a nossa cama de rede.
 
Quero uma casa no campo como elis regina,
Plantar os discos,
Os livros e quem sabe uma menina,
Por mim até podem ser mais,
Um amor como os meus pais,
Os dias como os demais,
Sem serem todos iguais.

Casa no campo com a porta sempre aberta para deixar entrar amigos,
Partir à descoberta,
Ter a minha cama grande com a colcha predileta e um cão desobediente dorme em cima da coberta.
Quero uma casa completa com um pedaço de terra,
E com o espaço quero o tempo para adormecer na relva,
Longe da selva de cimento,
Eu acrescento que quero cultivar mais do que mero conhecimento,
Quero uma horta do outro lado da porta e quero a sorte de estar pronta quando a morte me colher,
Quero uma porta do outro lado da morte,
Ter porte de mulher forte quando a vida me escolher.
Quero uma casa no campo que cheire a flores e frutos,
A gomas e sugus,
A doces e sumos,
Cozinhar para quem quer comer,
Comer como sei viver,
Com apetite já disse que não quero emagrecer.
Comer de colher sopa,
Fazer pão,
Estender a roupa,
Eu faço pouco das bocas que me dizem para crescer,
Eu quero rasgar janelas nas paredes cujas pedras eu carregar com as mãos que uso para escrever.
Casa no campo com lareira e fogo brando,
Que ilumine todo o ano,
O sorriso de quem amo,
Quero uma casa no campo que pode ser na cidade,
Mas tem de ser de verdade,
Mesmo não tendo morada…"
 
 
 
Cantinho das Aromáticas  é uma casa no campo que cheira a flores e frutos. Perto da cidade, muito perto mesmo de uma grande metrópole do Norte, ainda se sente a brisa do mar de Vila Nova de Gaia e já estamos a pisar o campo. Rodeado de natureza este cantinho, muito próximo do local onde o Rio Douro e o Atlântico se fundem num só, é uma bela quinta onde D. Pedro I e Dona Inês de Castro viveram no século XIV.
 
Já conhecíamos este projeto das várias colaborações que fazem com o programa da RTP, A Praça. No entanto, nunca houve a possibilidade de visitar este reino maravilhoso. Mas foi desta...e ficamos encantados, não só com o local, como da forma como fomos recebidos, como com tudo o que ali se passa que nem imaginam....
Para começar, dizer que quem quiser visitar, e até mesmo colaborar no Cantinho é bem recebido. Isto porque, apesar de se tratar de um projeto agrícola de cariz privado, qualquer pessoa interessada pode visitar, passear e meter as mãos na massa a título gratuito pelos cerca de 2.5 ha de produção ao ar livre. E podem contar ainda com a prova das infusões e  tisanas, todos os dias uma diferente para provar, gratuitamente. Esta parte de “abrir a porta” é fantástica porque permite que os visitantes possam perceber de que modo são produzidos os produtos do Cantinho, sendo confrontados durante a visita, com diversos cenários idílicos de invulgar beleza... além de que o local é de cortar a respiração. Mal entram no portão, deparam-se com uma bela casinha de madeira do lado direito e uma grande estufa, do lado esquerdo e em fila, umas espadaúdas árvores. Se olharem em frente vêm os campos. Tudo tão organizado e limpinho que dá gosto ficar ali só a observar. Mais à frente encontram uma loja (também com loja online), onde vendem ao público vários artigos, desde os produzidos pelo Cantinho, uma linha de cosméticos bio, produtos de jardinagem e livros, bolachas e conservas...
 
Mas vamos à origem disto tudo. O “Cantinho das Aromáticas” foi fundado em 2002, pelas mãos de Luís Alves. Neste cantinho produzem-se mais de 180 ervas aromáticas, medicinais e condimentares. Foi a primeira do género em Portugal, servindo de inspiração a muitos dos novos agricultores que atualmente dão os primeiros passos nesta área.
Luís orgulha-se, e isso sente-se quando falamos com ele (é um apaixonado pelo seu mundo), de ter uma das poucas quintas em espaço urbano que pratica Agricultura Biológica em toda a Europa Ocidental. E é tão bom conversar com o Luís e com a Maria. Da visita, rapidamente ficamos a perceber a diferença entre chá e tisana: O chá provém sempre de uma só planta - a camellia sinensis.  O Cantinho das Aromáticas faz uma distinção útil: chama infusões às ervas isoladas e tisanas às misturas de ervas. Na visita que fizemos tivemos a oportunidade de beber uma tisana bem fresquinha de AMOR PERPÉTUO. Uma verdadeira DELICÍA....Uma mistura de erva príncipe, manjericão-canela e mistura de perpétuas. Para termos o resultado perfeito só temos mesmo de respeitar as indicações que contém a embalagem que tem a ver com a temperatura da água, quantidade da água e da mistura da erva... de resto é só desfrutar do sabor em pleno.

Um outro produto que nos saltou à vista foram os lotes-reserva. Estes são feitos pelas partes mais jovens das plantas que contêm a maior concentração de óleos essenciais. Os outros lotes também são bio e muito bons, mas as reservas têm um sabor bem mais intenso.
Cada lata contém 40 gramas de ervas secas: o suficiente para fazer 13 litros de tisana ou 52 copos altos de 0,25 litros. Como cada lata custa 6,95 euros, cada copo custa à volta de 13 cêntimos... super económico.


Os produtos Cantinho das Aromáticas são nacionais, certificados em Agricultura Biológica, Kosher e Globalgap. Conquistaram nos últimos 3 anos diversos prémios nacionais e internacionais (Great Taste Awards), o que os torna únicos do género no nosso país: http://cantinhodasaromaticas.blogspot.pt/2016/09/cantinho-das-aromaticas-olimpico-nos.HTML: Sete dos produtos Cantinho foram premiados com onze estrelas!

Ao longo das nossas publicações e experiências com estes produtos vamos falar separadamente sobre os prémios e especificações dos mesmos.
   
 
"Se eu tivesse de escolher uma empresa portuguesa do século XXI que fosse a mais inspiradora e beneficente seria com, toda a certeza e glória, o Cantinho das Aromáticas."
 
Miguel Esteves Cardoso
05.08.2016,  Jornal Público 



 






No espaço do Cantinho das Aromáticas são realizados vários workshops relacionados com diversos temas de Agricultura, Ambiente e Culinária. Paralelamente também são realizadas outras actividades lúdicas como team buildingsvisitas guiadas e até aniversários!!! 



Facilmente podemos encontrar o Cantinho das Aromáticas:

Cantinho das Aromáticas
Rua do Meiral, 508
4400-501 Canidelo, ?Vila Nova de Gaia
Tel.: 227 710 301


 www.cantinhodasaromaticas.pt

https://www.facebook.com/cantinhoaromaticas/
 

Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto