DICAS: Intoxicação Alimentar - O que correu mal?


 
Hoje vamos falar sobre intoxicação alimentar. Não é por nada em especial, mas sim porque nesta altura do ano, propícia a comermos muito fora de casa, temos que ter cuidados redobrados. E porque o nosso fim de semana não foi propriamente agradável, vá, foi até a Ana apanhar a tal intoxicação…
Então, uma intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos estragados ou contaminados por fungos, bactérias ou outros microrganismos que invadem o organismo e provocam vários sintomas:  vómitos, febre, mal estar, diarreia e/ou dores de estômago. Podem surgir várias horas após termos comido algo contaminado com bactérias.
Normalmente os sintomas passam ao fim de dois dias, mas se continuarem e não melhorarem após esses dias é melhor, mesmo, (voltarmos) a consultar o médico.
 
Mas, afinal, como é que a comida ficou infetada com bactérias?
O mais comum é não lavarmos bem as mãos antes, durante e após o manuseamento dos alimentos.
Outro muito comum é acharmos que se a comida não cheira mal, só pode estar boa. Saibam que as bactérias mais perigosas são muitas vezes aquelas que não afetam o sabor, a aparência, o cheiro ou a textura dos alimentos.
Esquecermo-nos de separar a carne cozinhada da crua – o mesmo aplica-se ao peixe. Esta é a causa mais comum de intoxicação alimentar. Seja na grelha, no tacho, numa travessa ou até no frigorífico, nunca se juntam (mesmo que só estejam encostadas) carnes e peixes cozinhados com carnes e peixes crus.
Lavar a carne de frango crua. Tanto a bactéria campylobacter (encontrada em cerca de metade da carne de frango comprada em supermercado) como a salmonella são destruídas quando o frango é bem cozido, mas podem espalhar-se por toda a cozinha quando lavamos a carne crua. Por sua vez, os vestígios destas bactérias ficam nas superfícies da cozinha e podem contaminar as mãos e outras comidas que manuseamos naquelas zonas.
Reutilizar panos que não estão lavados. Tem um pano lá em casa que usa para limpar tudo na cozinha e costuma passa-lo por água, deixá-lo a secar e usar vezes sem conta até que finalmente o faz chegar à máquina de lavar a roupa? O pano pode estar seco, mas não está bem lavado e desinfetado, o que significa que anda a espalhar bactérias pela cozinha cada vez que o utiliza.
Ingredientes fora do prazo. Maioneses, mostardas, ketchups…muita atenção aos molhos!
 
Como tratar?
O tratamento para a intoxicação alimentar é, na maioria dos casos, um tratamento caseiro, isto é, é feito com a ingestão de muitos líquidos e adoção de uma alimentação leve, equilibrada e pobre em gorduras até alguns dias após o desaparecimento dos sintomas, para que o organismo recupere e as náuseas e o enjoo passem.
Além disso, para tratar a intoxicação alimentar é muito importante repor a quantidade de líquidos perdidos, bebendo bastante água, chás e sumos de frutas naturais, sendo também recomendado beber soro para hidratação que pode ser comprado na farmácia.

Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto