Teriyaki de Salmão - Cozinha japonesa na sua casa


Publicação na Revista Rua: https://www.revistarua.pt/teriyaki-de-salmao-uma-viagem-a-asia/

Recuperada do susto que apanhei no fim de semana cá estou eu com uma nova receita.
Hoje em dia, todos nós temos um amigo/a vegetariano/a, vegan, celíaco... Olhem bem para o vosso leque de amigos. Estou errada? Aposto que não...

A verdade é que até na alimentação existem modas, tendências...
Eu, bom garfo que sou, alinho em experiências gastronómicas. Em experimentar várias cozinhas. 
Tenho gostado cada vez mais da cozinha asiática e japonesa e por isso resolvi meter-me ao caminho e embarcar nesta viagem e fiz um Teriyaki de Salmão.

Teriyaki é um método japonês de cozinhar onde o peixe ou a carne são marinados em molho de soja e saquê. Depois, são grelhados ou fritos. Peixes como Marlim, Salmão, Truta e Carapau são mais comuns no Japão.
Na confeção do salmão segui em parte a receita japonesa e os acompanhamentos fiz à minha moda, salteei legumes e selei batata doce.


INGREDIENTES
2 lombos de salmão
1 saca de mix de legumes para saltear
2 batatas doces
Molho de soja qb
Saquê qb
Azeite qb
Sementes de sésamo qb
Sal qb


MODO DE FAZER
Cortar o salmão em pequenos cubos. Colocar num recipiente com sal, molho de soja e saquê e sementes de sésamo. Deixar marinar por uma hora.
Numa frigideira antiaderente, já sabem que tenho uma fantástica da Tescoma, selar o salmão com um fio de azeite. Assim que o salmão começar a ganhar cor, adicionar o molho da marinada e deixar cozinhar por mais 5/10 minutos. O salmão não precisa de muito tempo para ficar cozinhado.
Entretanto, usar a mesma frigideira (sem lavar do uso do salmão) e saltear os legumes. Temperar com sal e soja.
Cozer a batata doce cortada em tiras largas durante 5 minutos (não cozer muito). Selar a batata numa frigideira.
Empratar com sementes de sésamo.




Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto