Soufflé de Chocolate - Inspiração Filipa Gomes



Tive a oportunidade de conhecer a Filipa Gomes, na Feira do Livro no Porto, no Palácio de Cristal. Foi um sábado e, apesar de ser em setembro, ainda estavam dias bem quentes! (Que saudades do calor!)

Decidi, só porque sim, levar um vestido com riscas, olhando para a fotografia que tirei com a Filipa acertei na mucha ;)



Quando cheguei ao recinto, foi uma sensação gira porque toda a gente olhava para mim. Já me têm dito, várias vezes, que sou parecida com a Filipa. Por isso deduzi que aquelas pessoas, ou também acharam isso, ou acharam que era uma fã fanática com a mania da perseguição que imita a Filipa.

Nada disso! É mesmo a primeira opção. Quem me conhece, sabe que no meu dia-a-dia ando assim vestida e que tenho uma grande paixão pelo mundo das Pin-up e que também gosto muito de ver a Filipa.

Ah, e a beiça vermelha e a poupa no cabelo são a minha imagem de marca (é o que me dizem os mais chegados). Para explicar a poupa, fiz repas e estou a deixá-las crescer, como não as consigo apanhar, puxo-as para trás, prendo com um gancho e fica o efeito de poupa...mulheres!


By the way…. Vi onde era o stand onde a Filipa iria estar a dar autógrafos, tinha já uma mesa com livros dela “Prato do Dia” e uma menina colada à mesa que ficou colada a olhar para mim. Dei uma volta à feira e sentei-me num banco do outro lado do stand. Entretanto a filha começa a crescer, e eu pensei, queria ter uma mini conversa, por isso vou mesmo me aguardar para o fim. E fiquei ali sentada a ver as pessoas à volta dela a tirar fotografias, pedir autógrafos…

Entretanto, vejo uma segurança a ir para a fila, marcar a última pessoa. Bem eu acho que nunca me levantei tão depressa de um banco e fui a correr para a fila. A senhora explica que a pessoa que estava atrás dela iria ser a última. Eu, mas não pode, e eu?! Por favorrrrrrr. A senhora diz, bem como tem livro fique deste lado e se der tempo ainda tem sorte. Ufaaaaaa. Tive sorte sim senhora! E ainda um elogio da minha Filipa “Ai que gira”!

Não tivemos tempo para grande conversa e pedi dois autógrafos, sim dois, leram bem! Um para mim, Ana Teixeira, e pedi um para as Intimidades na Cozinha, que foi graças a esta paixão pela culinária que fiz questão de a conhecer.

O autógrafo das Intimidades foi numa página especial. No Soufflé de Queijo da Filipa com a justificação que esta seria uma inspiração para uma receita do meu blog.



O prometido é devido, e aqui está o meu Soufflé de Chocolate, porque sou uma assumida gulosa, com inspiração da Filipa Gomes!



Filipa, espero que gostes do resultado e que um dia possamos cozinhar juntas 😉








Tábua: Gradirripas
Tachinho: Le Creuset



INGREDIENTES

2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
Manteiga com sal q.b. para pincelar
1 vagem de baunilha
Pão ralado q.b.
Açúcar amarelo q.b.
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo sem fermento
3/4 chávena de natas
2 ovos
Sal q.b.
Açúcar em pó q.b.



MODO DE FAZER

Pincelar o recipiente (de ir ao forno) onde vamos apresentar o Soufflé com manteiga e polvilhar com pão ralado e açúcar amarelo.

Num tacho, derreter uma colher e meia de sopa de manteiga sem sal, juntar outra colher e meia de sopa de farinha de trigo (sem fermento), juntar 3 colheres de sopa de cacau (escolhi chocolate em pó com 80% de cacau) e duas colheres de sopa de açúcar.  Mexer bem até se formar uma pasta.
Ainda ao lume e nesta pasta, adicionar uma vagem de baunilha e três quartos de chávena de natas. Ideal ir adicionando gradualmente e ir mexendo. Assim que estiver formada uma pasta espessa desligar o lume.
Juntar duas gemas ao preparado (reservar as claras) e devolver ao lume. (cuidado ao adicionar para não cozer a gemas, adicionar lentamente e mexer sempre).
Bater as claras em castelo e adicionar ao preparado, com uma pitada de sal (para que o Soufflé se mantenha alto). Retirar a vagem de baunilha.

Polvilhar com açúcar em pó.


E...Bom apetite!
(Tenho a certeza que a minha amiga Joana Gomes se vai rir muita a ler esta última frase)




Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto