Eclairs à Intimidades




Tenho que vos confessar algo. Aliás acho que já devem ter reparado.
Eu sou uma Gulosa! É verdade… E não me custa admitir. Se houvesse o grupo dos Gulosos Anónimos, eu estava lá!
E, para não me sentir tão mal, gosto de acreditar que também há gulosos desse lado ;)

Eu não sou nada de fazer receitas tradicionais e evito fazer receitas que toda a gente faz, mas desta vez não resisti a confecionar aquela que é a minha miniatura preferida: Éclairs. Só de escrever esta palavra até me babo.
São tão bonssssss, Meu Deus! 
Como me custam bastante durante a semana os treininhos que faço, não quis deitar tudo a perder com estas delícias que me tiram do sério. 
Assim, decidi colocar apenas 100 gr de farinha, sendo que optei por usar a farinha dos meus parceiros Amálgama, usei leite de amêndoa e escolhi chocolate 85% de cacau.

Como podem ver, podemos comer com culpa, mas nem tanta ;)












INGREDIENTES

MASSA
100 ml de leite de amêndoa
80 ml de agua
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
75 gr de manteiga sem sal
50 gr de farinha de trigo
4 ovos

RECHEIO
1 ovo
2 gemas
250 ml de leite de amêndoa
40 gr de farinha
75 gr de açúcar

COBERTURA
300gr de chocolate amargo
100 gr de manteiga


MODO DE FAZER
Colocar numa panela a ferver 100 ml de leite, 80 ml de água, uma colher de sopa rasa de açúcar, uma pitada de sal  e 75 gr de manteiga sem sal. Quando começar a ferver, desligar e acrescentar a farinha (optei por fazer uma mistura de farinha de castanha e farinha de trigo), misturar bem e mexer sempre para que a massa fique bem dissolvida.
Quando ficar a massa estiver lisinha (sem grumos) levar ao lume até que a massa comece a transpirar.
Colocar a massa numa bancada e misturar bem para que arrefeça.
Passados 5 minutos levar a massa à batedeira e colocar ovo a ovo (na totalidade de 4). Quando a massa estiver leve e fofa desligar a batedeira.
Se a sua massa estiver pesada, acrescente mais um ovo.

Colocar a massa numa manga de confeitar.
Forrar uma base com papel vegetal e manteiga e formar os Eclairs com a forma que lhes pretender dar. Eu fiz miniaturas.
Antes de levar ao forno, com a ajuda de uma colher molhada tirar as pontinhas que ficaram para cima dos éclairs (para evitar que as mesmas fiquem queimadas e com mau gosto).
Levar ao forno uns 15 minutos a 180ºC, mas vigiar sempre

RECHEIO
Ferver 200 ml de leite.
À parte, misturar os outros ingredientes com o restante leite frio. Juntar este preparado aos 200 ml de leite a ferver, sem parar de mexer até obter um creme espesso.
Retirar do lume e continuar a mexer muito bem.

Quando os meus Éclairs já estavam mornos, eu abri-os ao meio e coloquei o recheio. Como sou lambona, e gosto de muito creme, fiz desta forma. E depois, para terem noção de quão lambona eu sou, mergulhei-os na ganache de chocolate que vou explicar de seguida como se faz.

COBERTURA
Derreter a barra de chocolate (85% cacau) com 100 gr de margarina em banho maria.
Mergulhar os Éclairs no chocolate.



Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto