Dinner Stars e a cozinha molecular ....com Chez Ruitatouille



Das experiências mais ricas da minha vida ao nível da gastronomia. E aconteceu mesmo!

Já vos falei do Networking e da importância dele nas formações. Mas, ainda não vos falei das amizades que retiramos dessas atividades. E hoje é sobre isso que vos venho falar...da amizade e das coisas boas que retiramos daqui!
Além dos conhecimentos e trocas de experiências profissionais, e porque acredito que ainda existem pessoas que vale a pena conhecer, fazem-se as amizades. Pessoas com quem nos identificamos por algum motivo. Outras que simpatizamos mais ou criamos logo empatia. E aquelas que são especiais e que te dão bons conselhos, que sabem o que dizem e porque o dizem e, ainda por cima, gostam de gastronomia tal como eu!
Era uma conversa que já durava desde março, sensivelmente, e sempre com o "temos que fazer", "temos que marcar" e andávamos nisto há meses. Até que a malta queria um jantar, não em forma de despedida, mas em jeito de celebração, afinal não é todos os dias que ficamos pós-graduados. E o Rui, de repente, lembra-se "Olha lá, e se fizéssemos nós o jantar aqui para a malta". Eu, como ainda tenho menos juízo do que o Rui disse logo "Bora, eu alinho". E assim começa a nossa aventura.
Primeiro encontrar uma data compatível com a destas personalidades. Estica daqui, raspa dali e lá marcamos o dia 2 de agosto. Um belo dia!
Depois a escolha no local do jantar entre Viana do Castelo e Vila Nova de Famalicão. Ficamos por Famalicão. A Inês Osório ofereceu-nos a casa dela para a preparação e degustação do jantar. Muito obrigada Inês e aos pais também que foram bastante amáveis.
Entretanto, no meio destas pequenas indecisões, os Chefs estavam a tratar de organizar aquele que seria um Dinner (with) Stars. E foi mesmo....


Foi o meu primeiro contacto com a cozinha molecular. E foi com o Rui. Melhor, e ainda bem que foi com o Rui. O Rui, apesar de estar ligado à Engenharia Alimentar, já passou pela cozinha do Noma, que já foi considerado o melhor restaurante do mundo e fica na Dinamarca. Aliado à sua experiência profissional, é um apaixonado pela gastronomia. O que se nota a léguas. Como se isso não bastasse, é casado com a Sandra, ligada também à Engenharia Alimentar que alinha com ele nestas aventuras da culinária.
Eram por volta das 19h quando chegamos ao Castelo da Dona Inês (gosto de pegar com ela). Fomos logo conhecer a cozinha. Era mesmo aquilo que precisávamos. Espaçosa, com bastante luz natural e com open space para que os convidados pudessem estar à nossa volta. Começamos por dispor todos os ingredientes no balcão, colocar as Aromáticas Vivas todas alinhadas e as garrafas de Socalcos no frigorifico (agradecimento às Aromáticas Vivas e aos Vinhos Socalcos do Bouro pelo apoio neste jantar). Tivemos um pequeno briefing, distribuímos tarefas entre os 4 (que a Inês também ajudou) e lá metemos as mãos na massa.


Já cozinhei muito. Já fiz jantares para amigos. Já tive a casa cheia. Mas nunca, jamais, tive numa cozinha cheia de trabalho e com uma paz, uma calma, uma serenidade, uma organização que nunca pensei encontrar numa cozinha. E cozinhamos para 12 pessoas. E, à moda do Rui, estava tudo “tranquilo”.
Curiosos com o menu? Só para que conste que foi tudo pensado ao pormenor. Os momentos, os ingredientes, os acompanhamentos....


 


Então vamos lá falar desse menu:
O Ground Zero, o Amuse Bouche, foi degustado com um Salty Funghi Chocolate. Eu explico, uns cogumelos desidratados envolvidos em chocolate, com folhas de Sorrel Baby e Sorrel para dar ácido ao prato, acompanhar com pétalas de Menta Chocolate com umas pedrinhas de flor de sal. A ideia era de uma garfada só sentir esta mistura toda na boca. Só de estar a escrever já me estou a babar...que coisa boa!
O UnderGround, composto por Roastesd Beetroot With Crême Fraiche. Entrou aqui a magia da esferificação. Fiquei rendida a esta técnica. Uma beterraba assada a 300ºC, fica um sabor completamente diferente do que estamos habituados, intenso, mas soft ao mesmo tempo. Parece que desaparece na boca. Acompanhou com uma esferificação de Crême Fraiche e mostarda Dijon e uma esferificação de iogurte natural. Este processo é lindo de se fazer. Eu sou uma stressada, fui fazendo seguindo as indicações do Chez, não ficaram mal.... Levou ainda uns quadradinhos de bacon e ervas de ervilha, tomilho, cebolinho, sorrel e beet. As cenourinhas baby, foram levemente cozidas e banhadas a manteiga clarificada. No final, um toque de flor de sal que, na minha opinião, fez toda a diferença. Adorei este prato. Os sabores, a técnica, o empratamento...Encantada!
O Sea Ground Zero Portuguese Sardines With Vinegar Caviar. Que se traduz a uma petinga com raspa de limão, uma cebolada com um toque de bacon e tomilho e uma esferificação de vinagre balsâmico com uma fatia de broa de Avintes super fina. A cebolada ainda estava no inicio da preparação e já me cheirava tão bem...a esferificação de vinagre balsâmico explodia na boca!
O Sea Ground One, o nosso Main Course, um Risotto Di Gamberetti. Eu e a Sandra estivemos quase meia hora a descascar e destripar os bichinhos. O risotto trufado com cebolinho a dar o contraste ao prato. Sou alérgica a marisco, como já vos contei. Mas quando falamos em fazer este prato, a gula falou mais alto e tive que provar. Isto porque uma altura, o Rui enviou-me uma fotografia do risotto dele, e fiquei só a salivar. Portanto, só vos tenho a dizer que valeu a pena o risco.

Vamos brincar? O PlayGround, a Dessert, foi um Explosive Grapes. Verdade. Explodiram mesmoooooo! Uma sobremesa digna de um restaurante Michelin. Aliás, como todo este menu. Raspas de chocolate uns amores perfeitos comestíveis, umas amoras e framboesas, gelado de Caramelo salgado acompanhadas com uvas gasificadas (uvas que permaneceram algum tempo no sifão na presença de CO2).



Para acompanhar este belo jantar, tivemos na mesa uns bons vinhos dos Socalcos do Bouro. Obrigada, a diversidade dos vinhos fez jus ao nosso fantástico jantar.



Posto isto, eu a pensar que sabia cozinhar ;)

Chez Ruitatouille, quando é o próximo?

Agradecemos, uma vez mais, a presença dos recém pós-graduados em Marketing Digital. Parabéns a todos: Susana Marinho, Diogo Cunha, Ana Magalhães, Ana Reis, Armando Costa, Beatriz Fernandes, Rita Luís, Daniel Basílio.

Um especial agradecimento à Inês Pinto Osório, bloger do For Girls pela hospitalidade.



                                   


Comentários

Mensagens populares

Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire Beautiful Disaster by Jamie McGuire
Contacto